terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pro dia Nascer Feliz




No documentário Pro dia Nascer Feliz de João Jardim, lançado em 2006 no Brasil, pode-se observar uma realidade mais próxima da prática e da relação professor-aluno em algumas escolas do Brasil. Há uma grande diferença entre as escolas públicas e as grandes escolas particulares do país. Enquanto nas escolas públicas os professores encontram dificuldades para manter a ordem, nas salas de aula particulares o maior desafio dos professores é a excelência na aprendizagem dos alunos. O filme traz depoimentos de diretores, professores e alunos relatando suas experiências profissionais e pessoais, as dificuldades encontradas para o acesso a uma educação de qualidade, problemas nas relações interpessoais e a discussão de como tornar a educação pública melhor, o documentário também tenta mostrar as dificuldades e os problemas enfrentados pelos adolescentes tanto das escolas públicas quanto das particulares em diferentes regiões do país. Manari no Pernambuco, Duque de Caxias no Rio de Janeiro, Itaquaquecetuba no interior de São Paulo e São Paulo capital foram ás cidades retratadas no documentário.
As questões trabalhadas são muito interessantes e nos permitem traçar um perfil sobre a educação brasileira, no entanto o documentário só apresenta a realidade de uma escola dessas regiões, mas como o Brasil é um país continental devemos levar em consideração as exceções tanto das escolas públicas quanto das particulares, pois, sabemos que existem escolas públicas com alto nível de qualidade e particulares que não são tão boas. Percebemos que no ensino publico há investimento financeiro em estruturação física e ambiente das escolas, porém falta um projeto político de valorização do principal profissional da educação das escolas que é o professor, que muitas vezes se sente desestimulado a realizar suas funções, que vai além de passar atividades e corrigir provas. O principal papel do professor, muitas vezes esquecido, é fazer com seus alunos sejam cidadãos críticos que possam compreender e fazer cidadania, serem dignos e não decoradores de textos e tabuada.
Pro dia Nascer Feliz deveria ser assistido por todos os estudantes de licenciatura, por pessoas que atuam na área da educação, por pais de adolescentes e por todos que se importam com o futuro de nosso país, pois, a dura realidade das escolas públicas tem que ser mudada ou a nossa educação não irá contribuir em nada na formação dos futuros cidadãos da nação.


PRO DIA NASCER FELIZ, JARDIM, João. Produção Globo Filmes, Tambellini, Fogo Azul Filmes, Distribuição Copacabana Filmes,Brasil, 2007.




3 comentários:

  1. Realmente todos os estudantes principalmente os de licenciatura deveriam assistir a esse filme, já que ele reflete inúmeras realidades.
    No que se diz a respeito a ele traçar o perfil das escolas;através dos depoimentos citados poderemos estar atentos ao que nos espera em sala de aula e avaliando como iremos trabalhar diante dessa realidade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato é um bom filme para estudante de licenciatura, mas acredito que muitos professores ativos precisariam assisti-lo também. O interessante é ouvir da boca desses jovens sobre suas experiências e perceber o quanto a vida íntima interfere em suas relações e desempenho na escola.
      Obrigada por comentar e não se esqueça de conferir nossa lista top 15 filmes sobre professores.

      Excluir
  2. Professor, bela arte de construir cidadãos q pensam o pensado. Eu sou professor na Escola da Vida em contato com meus familiares, parentes e amigos.

    ResponderExcluir