quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A importância de conhecer a LDB


A LDB, Lei de Diretrizes e Bases, foi criada para garantir o direito a toda população de ter acesso a educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública. Trata também da formação do professor, que deve atender aos requisitos mínimos exigidos para exercer a atividade docente.
Na LDB encontramos as Leis que regem a educação nacional em todas suas modalidades, do ensino básico ao superior. Por isso é mister que todos que atuam na área da educação tenham conhecimento das Leis de Diretrizes e Bases, já que nela podemos encontrar tanto os direitos quanto os deveres dos profissionais da educação quanto de seus governantes.      
Partindo desse pressuposto da importância da LDB para a educação é fundamental, principalmente para os professores, que possuam conhecimento das diretrizes para que não fiquem ignorantes de seus direitos como profissionais da educação, capazes de lutar por uma educação melhor e não apenas reclamar do sistema educacional de braços cruzados. 
O problema da educação do Brasil não é falta de leis que garantam os direitos dos alunos e dos professores a uma educação de qualidade, pois a LDB tem nos seus artigos o suficiente para isto, a questão é que muitos professores não tem conhecimento e não exigem o cumprimento da lei, por governantes que não fazem a menor questão de proporcionar as nossas crianças e adolescentes educação básica de qualidade.

18 comentários:

  1. No PNE, a formação inicial e continuada do professor é tratada como uma condição para a melhoria da qualidade do ensino e da valorização do profissional em educação. Além desses, deve fazer parte da valorização a garantia das condições adequadas de trabalho, ou seja, tempo reservado para estudo e preparação das aulas, a relação adequada entre número de alunos por classe, um piso salarial e um plano de carreira de magistério. Todos esses pontos são registrados no PNE.
    O que você percebe dessa prescrição legal no cenário atual da educação brasileira?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto acima e gostaria de saber a fonte pois gostaria de acrescentar no meu trabalho de conclusão do curso. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto acima e gostaria de saber a fonte pois gostaria de acrescentar no meu trabalho de conclusão do curso. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. O texto acima me ajudou muito para responder uma questão

    ResponderExcluir
  5. To iniciando o curso de pedagogia e se vcs me manda mais textos assim vai me ajuda muito no quesito resumo..

    ResponderExcluir
  6. Preciso saber com essa lei se materializa

    ResponderExcluir
  7. E muito bom se todos os professores viessem pesquisar sobre as leis pra não ficar leigo sobre o que elas oferecem para os educadores eu gostaria de saber a fonte pra eu pesquisarmais sobre as leis e ficar mais atenta a elas

    ResponderExcluir
  8. Onde faço cursos de aperfeiçoamento. Na área da educação, em BH, gratuito?
    A propósito gostei muito do texto acima!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito pois mim ajudou nas minhas pesquisas.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito sobre o comentário acima ,estou no primeiro semestre de pedagogia preciso me aprofundar mais sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito!Pois ajudou-me nos meus estudos,relacionados ao magistério e à pedagogia.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito , isso ajuda bastante na prova de concurso .

    ResponderExcluir
  13. Muito bom, bastante proveitoso o texto acima.
    Obrigada!

    ResponderExcluir