quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Escolas matam a criatividade?, por Sir Ken Robinson


Neste vídeo Sir Ken Robinson relata de forma bem humorada, as falhas do método de educação atual. E traz a pergunta em questão: ' As escolas matam a criatividade?'

2 comentários:

  1. Esse vídeo é muito interessante e me fez lembrar das discussões em sala de aula onde vimos um pouco sobre professores que incentivam outras práticas a seus alunos e não só as disciplinas em si, o lado teórico da educação. O filme Sociedade dos Poetas Mortos também é um bom exemplo para ilustrar esse tipo de professor. Nele, Mr. Keating incentivava seus alunos a buscarem aquilo que eles queriam, aquilo que eles gostavam de fazer, fazendo isso por meio da poesia. Nesse vídeo de Sir Ken Robinson, temos o exemplo brilhante da dançarina Gillian Lynne, que durante o período escolar não conseguia acompanhar a aula com a turma pois era muito inquieta. Isso não era porque ela tinha um problema de aprendizagem e sim porque ela tinha uma habilidade especial em outra área, a dança. Como no vídeo diz, outros médicos lhe dariam um remédio para hiperatividade por exemplo, enxergando Gillian como doente. Mas para a sorte dela, o médico que lhe atendeu, como um bom profissional teve um olhar sensível ao comportamento de Gillian, o que foi de extrema importância não só pra carreira e o futuro dela, mas pra vida pessoal dela, pois fez de Gillian, na época uma menininha de 8 anos, hoje uma das pessoas mais bem sucedidas no mundo da Arte. Então, eu acho que é isso que precisa ser visto, precisa ser repensado. O professor hoje tem de estar preparado para casos como o de Gillian, precisam estar atentos ao que acontecem a seu redor, devem prestar atenção em seus alunos e incentivá-los a fazer com vontade aquilo que gostam, para que se possa garantir aos mesmos um espaço para mostrar suas habilidades em áreas antes não exploradas. É necessário atitudes como esta por parte da escola, do professor e também da família, para que não aconteça a infelicidade de tratarem e até mesmo medicarem erradamente inúmeras crianças consideradas "problemáticas", fazendo que elas tenham sua criatividade desperdiçada e seus sonhos jogados no lixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua fala e bem lembrado do filme Sociedade dos Poetas Mortos. Mr. Keating é um um exemplo e sonho de professor.
      Muito obrigada por conferir e comentar nosso post.

      Excluir